Programa Alagoas sem fome entrega uma tonelada de alimentos a instituto que atende bairros carentes

Programa Alagoas sem fome entrega uma tonelada de alimentos a instituto que atende bairros carentes

Por Agência Alagoas
08/05/2024

Em um ato de solidariedade e compromisso com a segurança alimentar, o vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, e o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Seades), João Ulisses Guimarães, entregaram uma tonelada de alimentos não perecíveis ao Instituto Amigos da Sopa de Alagoas (IASAL). A cerimônia, que contou com a presença do presidente do Instituto Amigos da Sopa (Iasal), Tibério Jorge da Silva, marca mais um passo significativo no programa Alagoas sem Fome, que já distribuiu 4,73 toneladas e arrecadou 10,6 toneladas de alimentos.

 

Durante o evento, o vice-governador destacou a importância da parceria entre o Governo e instituições sérias como o IASAL: “Em nome do Governo do Estado, do governador Paulo Dantas, e de toda a estrutura governamental, estou ao lado dos dirigentes de um Instituto sério. Tive a oportunidade de conhecer o trabalho que eles fazem com a comunidade para arrecadar recursos, e a parceria com o Governo do Estado, com o Cidadão Nota 10”, afirmou Lessa. “O presidente Lula criou o Brasil sem fome, e o governador Paulo Dantas, com toda a estrutura de Governo, está fazendo o Alagoas sem fome. E é isso que a gente está fazendo em vários lugares, em vários municípios”, destacou.

Tibério Jorge da Silva, presidente do IASAL, expressou sua gratidão pelo apoio contínuo do Governo. “Quero agradecer ao governo do Estado, mais uma vez, por essa oportunidade de lançar esse programa o Alagoas sem Fome. É uma tonelada de alimentos muito bem-vinda, porque faz muita diferença na mesa do que mais precisa. Então, agradeço mais uma vez ao Governo do Estado e a todos vocês que fazem parte do Alagoas sem fome”, ressaltou.

 

O IASAL, fundado em 2012 por Tibério Jorge, é um projeto sem fins lucrativos que oferece assistência a aproximadamente 250 beneficiários diários, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. As ações do instituto vão além da distribuição de alimentos, englobando reforço escolar, aulas de artes marciais, balé, capoeira, cursos de pães, artesanato e atendimento psicológico, além de serviços de odontologia, clínico geral e pediatria. Os bairros de Antares e Grotas, incluindo Vale da Esperança, Jaboque e Barreirão, estão entre os principais atendidos pelo IASAL.

 

O Programa Alagoas Sem Fome, ao qual o IASAL está vinculado, tem como objetivo erradicar a fome e promover a segurança alimentar no estado. O programa é a união de esforços entre o Governo de Alagoas e a sociedade civil, e conta com a ajuda de parceiros como Celebration, Maceió Beauty Hair, Pro Rock, Solaric, Nutrir, Abrasel, Art Pen, Ifal, Ministério Público/AL e OAB/AL.  Também está envolvido em projetos como a construção de uma fábrica de alimentos e restaurantes populares.

 

Além disso, está em fase de tratativas para implementar o Cartão Alagoas Sem Fome, e possui pontos de arrecadação em locais estratégicos. O IASAL é a sétima instituição beneficiada pelo programa, que também promoveu um evento em Olho D’Água Grande, com ações voltadas para a comunidade local.